quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SECA, CALAMIDADE E VERGONHA

O RETRATO DA VERGONHA
A seca, além de ser um problema climático,  é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região nordeste do Brasil.
Com a falta de água torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças.
O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural (saída das pessoas do campo em direção as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades.
Estas regiões ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região.
Algumas ações estão sendo desenvolvidas para diminuir o impacto da seca como por exemplo:
- Construção de cisternas, açudes e barragens;
- Investimentos em infra-estrutura na região;
- Distribuição de água através de carros-pipa em situações emergenciais.
- Implantação de um sistema de desenvolvimento sustentável na região, para que os sertanejos não necessitem sempre de ações assistencialistas dos governos.

O Fantástico mostrou uma investigação especial sobre a maior obra de infraestrutura no Brasil: uma reportagem da série ‘Brasil: quem paga é você.

A transposição do Rio São Francisco, Planejada para levar agua a outras regiões do nordeste que enfrenta uma das piores secas da historia, apareçe sempre na midia nacional e até internacional como um engodo.
O projeto se arrasta há cinco anos. Atrasos e superfaturamento já fizeram o preço da obra saltar de R$ 4,5 bilhões para mais de de R$ 8 bilhões. Dutos rachados e até um túnel que desabou foi a cara da vergonha dessa obra que seria a redenção do nordeste e principalmente dos sertanejos que sofrendo essas ações desesperadoras e vergonhosas observam a sua pátria aplicar milhões e milhões em estadios de futebol com vistas a sediar a copa do mundo no proximo ano.


Fonte suapesquisa e portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário