terça-feira, 14 de maio de 2013

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DE BARRO BUSCA RESGATAR O NOSSO FOLCLORE


Nas festividades alusivas a Nossa Senhora de Fátima nesse mês Mariano, a Secretaria de Cultura e Turismo de nosso município trouxe para a celebração da coroação a Banda Cabaçal Mestre Severino Batista. A banda tem como componentes membros de uma mesma família radicada no distrito de Brejinho e sítio Cantinho. Os irmãos Francisco Severino, José Antonio, Damião Severino e seu filho João Paulo, levam adiante a velha tradição da família e da cultura nordestina. O nome da banda é uma homenagem ao mestre Severino Batista pai dos integrantes que aos seus 86 anos é um apaixonado pela nossa cultura de raiz.
HISTÓRICO:
A Banda Cabaçal ou Banda de Couro é o conjunto musical mais típico do interior cearense, notadamente da região caririense. Originou-se no meio dos escravos africanos, segundo alguns estudiosos, mas se desenvolveu e adquiriu suas peculiaridades principais entre o próprio povo do Cariri. Outros justificam a influência indígena, possivelmente devido ao uso de instrumentos, de características indígenas. A Banda Cabaçal se compunha de quatro elementos tocando zabumba, pífaros e uma caixa. Atualmente é comum ver-se cinco elementos vez que, o uso dos pratos, foi introduzido, talvez por influência da Banda de Música. Quanto ao termo “cabaçal”, tem diversas teorias sobre a nomenclatura, uma delas é a semelhança do barulho do conjunto com aquele produzido pelo choque de cabaças secas. Outros pesquisadores afirmam que é porque o couro de bode ou veado usado nos instrumentos de percussão é esticado em cabaças.
 O Instituto Cultural do Cariri, mantém sob sua responsabilidade cerca de sete conjuntos, sendo um dos mais famosos, a Banda Cabaçal Irmãos Aniceto, localizada no município de Crato.
Forma de apresentação da Banda Cabaçal:
Os componentes da Banda se apresentam vestidos de roupa de mescla, estilo sertanejo, com chapéu de couro e alpargatas ou “currulepe”. Entram dispostos em coluna, e à proporção que os pífaros são tocados, os batedores de zabumba e caixa acompanham marcando o ritmo. É comum assistir-se à apresentação dessas bandas, com exibições individuais ou em duplas, dos seus componentes, que fazem verdadeiros malabarismos.
Personagens:
Cada componente da Banda Cabaçal é um personagem e responsável pelo maior enriquecimento musical e coreográfico do conjunto. Assim é que na Banda Cabaçal podem ser encontrados quatro ou cinco elementos, neste último caso, se houver a inclusão de pratos e percussão.
Música, coreografia e instrumentação
A Banda Cabaçal toca quase toda espécie de música popular: antiga, regional, religiosa e até mesmo carnavalesca. O ritmo predominante é o baião, característico dos pés-deserra do Cariri. Os temas mais preferidos pelo povo são “cachorro na peia”, “maribondo”, “esquenta muié”,etc.
A coreografia é bastante interessante e variada. À medida que a banda executa suas músicas, seus integrantes, improvisam passos, ora aos pares, ora individualmente sapateando e dançando numa perna só, cada um demonstrando sua habilidade rítmica e criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário